Missão

Como alcance de futuro, contribuir para a formação de uma geração de leitores, com relação amorosa, livre e prazerosa com os livros, e consequentemente, gostando de ler em todo o Brasil.
Baseado no princípio “eu ensino e eu aprendo”,estamos contextualizando o Instituto Hora da Leitura ao currículo escolar da rede pública.

Visão

A conversação livre sobre os livros e seus conteúdos,como ferramenta, contribui com a consciência e o conhecimento de forma naturalmente enriquecedora.

Valores

“O casamento da leitura com o prazer é conquista a ser perseguida pelos professores, famílias e pelo país. É preciso mostrar o prazer da leitura e a visão do mundo que ela traz, semente de toda a realização. Os jovens e as crianças de hoje, que serão os eleitores de amanhã, podem mudar o Brasil, lendo mais. Uma hora de leitura, em que o professor lê em voz alta, amorosamente, incentivando a escrever sobre o que foi lido. Não basta alfabetizar, é preciso ensinar a ler.” (José Mindlin)

Objetivo

O objetivo do Instituto Hora da Leitura é atuar em parceria com professores da Escola Pública, através do método que contempla: treinamento de mediadores de leitura, interação digital entre o professor e o IHL e mídias em geral.  Usadas como ferramentas para os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, o professor da rede pública, dentro da proposta metodológica, atua como grande incentivador para o aluno desenvolver naturalmente o gosto pela leitura.