História

 

 

 

 

 

 

 

A partir de 2016, com CNPJ próprio constituído como Instituto Hora da Leitura, estamos presentes em 3 estados e 13 Escolas, com números significativos no alcance aos corpos docentes e discentes e cumprindo grandes metas de arrecadação e doação de livros, conforme números abaixo:

Instituto Hora da Leitura – Escolas atendidas no Brasil em 2016

  • Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • – Escola Municipal Ministro Edgard Romero
  • Maraú, Bahia
  • – Escola Altanira Mauro Ribeiro
  • – Colégio Maria Adelaide de Jesus
  • – Escola Municiapal Nossa Senhora Conceição
  • – Escola Municipal Manuel Hemetério Lemos
  • – Escola Municipal de Nova Caubi
  • – Colégio Municipal Antenor Rocha Lemos
  • Alto Paraíso de Goiás, Goiás
  • – Escola Municipal Povoado de São Jorge
  • – Escola Municipal Povoado do Moinho
  • – CMEI – Criança Feliz
  • – Escola Municipal Professora Ana Rodrigues Carvalho Aguiar
  • – Escola Municipal Zeca de Faria
  • – Escola Municipal Santo Antonio da Parida

História do Programa Hora da Leitura com o Instituto da Criança de 2008 a 2015

O Programa Hora da Leitura, sem CNPJ próprio, iniciou em agosto de 2008 e funcionou até 2015, com o apoio administrativo do Instituto da Criança.

Foi idealizado e gerido de forma voluntária pela economista Priscila Mendes, limitada ao tempo disponível, e uma equipe de estagiários universitários, com transparência na prestação de contas, através da divulgação de 66 Cartas mensais. Contou também ao longo de 7 anos com 49 voluntários, vários escritores, e a atuação da consultora metodológica e psicóloga Claudia Brandão.

Tudo financiado por doações da iniciativa privada, doadores PF e PJ, ao custo médio de R$ 15 reais ao mês por leitor.

Durante esse tempo de existência, beneficiamos mais de 5 mil crianças e jovens, arrecadamos e distribuímos mais de 30 mil livros doados, firmamos parcerias com mais 20 escolas públicas nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Vilar dos Teles, estado do Rio de Janeiro.

Capacitamos cerca de 50 estagiários universitários para serem os Mediadores de Leitura.

Foram elaborados, por consultores especializados, dois relatórios de avaliação desde 2008 em sua atuação.

A conclusão é simples: se o mediador de leitura for gentil e amoroso, contar com acervo de livros apropriado, com um ambiente acolhedor e livre, o êxito é 100%! Isto é, seremos bem sucedidos em plantar a semente da leitura na criança e no jovem.

Uma iniciativa da sociedade civil, em uma ação voluntária.

Escolas atendidas no Estado do Rio de Janeiro de 2008 a 2013:

– CIEP 030
– CIEP 333
– Escola Municipal São Tomás de Aquino
– CIEP 133
– Escola Municipal Mendes Viana
– CIEP 196
– CIEP 200
– CIEP Dom Oscar Romero
– CIEP 345 e Juca Pirama
– Escola Municipal Pedro Ernesto
– Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera
– CIEP Compositor Donga
– Escola Municipal Júlio de Castilho
– Escola Municipal Capistrano de Abreu
– CIEP Gylberto Freire
– Escola Municipal Oswaldo Cruz
– CIEP São Teodoro

Durante os anos de 2014 e 2015 o Programa Hora da Leitura não atuou em escolas, e trabalhou na avaliação e pesquisa da sua metodologia, publicando dois documentos que se encontram na pasta de Resultados.

Neste período, também planejou a abertura da sua própria Associação, Instituto Hora da Leitura, com o seu CNPJ próprio, concedido na data de 08 de Dezembro 2015.