Leia em voz alta para crianças, jovens e adultos

 CRIE UM ESPAÇO DE LEITURA

Você pode ajudar a transformar a vida de muita gente,de todas as idades,lendo histórias para elas.Como fazer? É muito simples! Seguem algumas ideias:

  • • Faça do local de leitura um lugar aconchegante, atrativo, diversificado, plural;
  • • Constitua um acervo com livros de diversos títulos,autores e faixas etárias;
  • • Espalhe os livros pelo espaço e comece ler sem cobranças. Apenas leia;
  • • Aqui no site você pode ver como desenvolvemos a metodologia Hora da Leitura.

 

 BENEFÍCIO DO HORA DA LEITURA NA SOCIEDADE

O incentivo à leitura livre é um grande benefício em diferentes segmentos, sobretudo,na formação do pensamento crítico e analítico, imprescindível para a promoção de mudanças sociais, tão necessárias. Para Paulo Freire, a leitura é uma das principais ferramentas para esta inclusão.

Dentre importantes contribuições do Instituto Hora da Leitura,podemos citar algumas:

  • • A construção de identidades (o “eu”, o “ele” e o “nós”);
  • • As histórias como canais de autoconhecimento para lidar com as frustrações e desafios comuns à infância e adolescência;
  • • O desenvolvimento da capacidade crítico-criativa, permitindo a prática da imaginação e ressignificação de sua realidade;
  • • Ampliação de conhecimento;
  • • Expansão das possibilidades na resolução de desafios;
  • • O amadurecimento individual;
  • • O refinamento da linguagem escrita e falada;
  • • Aumento da capacidade de concentração;

Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de tudo, aprender a ler o mundo,compreender o seu contexto, não pela manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade (FREIRE, 2006, p. 8). Paulo Freire é um defensor do direito à leitura. Segundo ele, a leitura é uma das formas mais eficientes para a inclusão das camadas excluídas da sociedade. Um indivíduo que lê compreende melhor o contexto que o cerca e a partir dele é capaz de formular suas hipóteses e conclusões, sejam elas positivas ou não.