Como funciona

O Hora da Leitura é realizado dentro de uma sala, na escola municipal, pelos professores e para os alunos, durante o ano letivo.

O IHL legitima um acordo de cooperação com a Secretaria de Educação Municipal, na forma de serviço oferecido, pró-bono, sem contrapartida financeira.

O IHL oferece treinamento ao professor da rede pública, através de capacitação com abrangência no método de mediação de leitores, com o objetivo de motivar os alunos a gostarem de ler.

A inclusão no currículo escolar é estabelecida e a realização do Hora da Leitura acontece 1 vez por semana para alunos da Educação infantil e ensino fundamental, através da leitura de livros em voz alta, realizada amorosamente pelo professor, promovendo liberdade para que os alunos leiam os livros espontaneamente e em seus ritmos próprios.

O IHL doa para as escolas públicas os livros infantojuvenis na base dos melhores esforços e colabora com a montagem da Sala de Leitura, que é contemplada por uma placa em destaque, onde consta o nome de um autor homenageado.

Os professores participantes realizam acompanhamento trimestral da evolução dos leitores, através de questionários (via links enviados por e-mail) do IHL ao longo do ano letivo.

O que fazemos 

A metodologia do Hora da Leitura está apta para ser replicada em qualquer município brasileiro. Para isso, basta a formalização de um convênio com a Secretaria de Educação local e acordo com as escolas públicas.

O programa se articula metodologicamente em torno de três eixos básicos:

  • Técnica de mediação específica.
  • Construção de um ambiente aprazível para uma prática de leitura integradora entre o leitor e o livro.
  • Acompanhamento sistematizado do processo de desenvolvimento do mediador de leitura junto aos alunos.

O Programa, por meio dessas premissas metodológicas, disponibiliza às escolas por meio dos melhores esforços, a seguinte estrutura material: almofadas, tapetes e um acervo de aproximadamente 600 títulos infantojuvenis, em função do número de participantes.

Em contrapartida, necessita que a escola disponibilize espaço físico adequado para a construção do espaço de leitura, ambiente propício e agradável para os momentos das mediações e leituras livres, além das horas do professor que será responsável pela mediação e a organização dos grupos de alunos participantes.

O Hora da Leitura oferece,  um curso de capacitação em mediação para todos os professores interessados – ou não – em abraçar o programa.

Para conhecer os detalhes, acesse nossa apostila de treinamento completa, clique aqui.

Implementação do Hora da Leitura

Passo 1:

A equipe de professores deverá acessar e realizar as atividades de treinamento, a ser acordado com o IHL,  para se familiarizar com os procedimentos e método.

Passo 2:

Definir o espaço dentro da escola, a sala de leitura, onde será realizado o IHL, o cronograma de realização no horário escolar e as  turmas participantes para o ano letivo.

Passo 3:

Iniciar as mediações de leitura com um minuto de silêncio, estando os alunos sem sapatos, sentados confortavelmente no chão em cima de tapetes e almofadas.

Passo 4:

Avaliações Trimestrais

É respondida a cada três meses uma avaliação em relação  atuação do Programa nas escolas, divididos em três eixos essenciais do Instituto Hora da Leitura: metodologia; estrutura e valores IHL. Parecer dos professores em relação ao Hora da Leitura. Confira o modelo do questionário, clique aqui.

É respondida a cada três meses uma avaliação dos professores em relação aos leitores. Desenvolvimento dos alunos durantes as mediações de leituras. Confira o modelo do questionário, clique aqui.

Segue a escala de avaliação:

1. Insatisfatório 2. Fraco 3. Satisfatório 4. Mais que satisfatório 5. Excelente

Passo 5:

Acesso ao site do Hora da Leitura, onde se encontram: mídias em geral sobre o método, conteúdos de como o programa acontece, material para constantes refinamentos teóricos e metodológicos sobre o mundo da leitura. 

Bibliografia:

Apostila Prazer em Ler: Vol I ou Vol II para abrir online.

Apostila Biblioteca Viva: clique aqui para abrir online.

Aproveitamento

Para o melhor aproveitamento do programa, são necessárias ao menos 1 hora semanal de leitura por grupo de leitores, entretanto sua distribuição na semana pode perfeitamente se adequar às necessidades e realidades dos professores e da escola.

Sala de Leitura

A sala de leitura não precisa ser exatamente uma sala formal, mas qualquer local em que se possa estruturar o espaço de leitura. Embora a sala de leitura da escola seja o local mais adequado, o programa busca todas as possibilidades de adaptação às necessidades da escola, num processo de auxílio mútuo para a construção de um ambiente aconchegante, libertador e plural, buscando toda a diversidade possível na formação de sujeitos leitores.

Acervo

O acervo do  Hora da Leitura é criteriosamente organizado para atender as necessidades dos leitores. Leva-se em consideração a relação do público com os títulos. Além do cuidado na escolha dos títulos, é essencial que os exemplares estejam em bom estado de conservação, atraindo os leitores, não apenas pelo conteúdo da história, mas também pela apresentação física do livro, instigando ainda mais a curiosidade. A tarefa da montagem deste acervo é sempre compartilhada pela escola, seus professores a também alunos, com o Instituto Hora de Leitura, que mantém campanha permanente de arrecadação de títulos infanto-juvenis, na base de melhores esforços para montagem do acervo. Vale ressaltar que montamos os acervos com livros doados.